THE (Times Higher Education) é uma empresa que desde 2004, avalia e fornece dados confiáveis de desempenho universitário no cenário global e fornece recursos aos interessados para compreender as diferentes missões e sucesso das instituições de ensino superior.

| Publicação | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | 2025 | |
| THE World University Rankings | 401-500 | 401-500 | 401-500 | 351-400 | 351-400 | |
| THE Latin America University Rankings | 3 | 3 | 3 | 2 | NP | |
| THE World Reputation Rankings | 151-175 | 151-175 | 151-175 | NP | 151-200 | |
| THE Emerging Economies University | 48 | =48 | NP | NP | NP |
NP: não consta (sem publicação até o momento)
RESULTADO THE WORLD UNIVERSITY RANKINGS – INDICADORES
| PUBLICAÇÃO | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
| #UNICAMP | 401-500 | 501-600 | 401-500 | 401-500 | 401-500 | 351-400 |
| Nº Instituições participantes | 6.539 | 6.822 | 6.922 | 1.662 | 1.799 | 1.904 |
| Teaching | 46,8 | 44,6 | 45,3 | 47,2 | 47,9 | 50,0 |
| International Outlook | 28,6 | 30,6 | 32,0 | 33,0 | 34,1 | 40,4 |
| Industry Income | 44,6 | 44,8 | 45,7 | 47,7 | 44,4 | 65,5 |
| Research | 37,5 | 38,0 | 43,9 | 44,9 | 46,7 | 45,5 |
| Citations | 33,4 | 34,8 | 37,2 | 36,2 | 38,4 | – |
| Ranking Brasil | 2/36 | 2/46 | 2/52 | 2/59 | 2/62 | 2/56 |
Metodologia
A metodologia cuidadosamente balanceada e abrangente foi desenvolvida com base em 13 indicadores de desempenho separados, abrangendo toda a gama de áreas de atividade essenciais de uma universidade de primeira linha: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.
| Criteria | Indicador | Weigth |
| Teaching | Reputation Survey | 15% |
| Staff-to-student ratio | 4.5% | |
| Doctorate-to-bachelor´s ratio | 2.25% | |
| Doctorates-awarded-to-academic-staff ratio | 6% | |
| Institutional Income | 2.25% | |
| Research | Reputation Survey | 18% |
| Research Income | 6% | |
| Research productivity | 6% | |
| Citations | Citations | 30% |
| International Outlook | Proportion of International Students | 2.5% |
| Proportion of International Staff | 2.5% | |
| International Colaboration | 2.5% | |
| Industry Income | Industry Income | 2.5% |
| Total | 100% | |
A abordagem de padronização que usamos baseia-se na distribuição de dados dentro de um determinado indicador, onde calculamos uma função de probabilidade acumulada e avaliamos onde o indicador de uma determinada instituição fica dentro dessa função.
Para todos os indicadores, exceto para o levantamento de Academic Reputation, calculamos a função de probabilidade acumulada usando uma versão do Z-scoring. A distribuição dos dados no levantamento de exige que adicionemos um componente exponencial.
Subjects
O Ranking THE permite a classificação por assunto para auxiliar os estudantes no processo de escolha da universidade, conforme mostrado abaixo:
| Subject | Unidades de Ensino e Pesquisa |
| Arts & Humanities | IA / IEL / CEL (docentes) |
| Clinical, Pre-clinical & Health | FCF / FCM / FEnF / FOP |
| Engineering & Technology | FEA / FEAGRI / FEC / FEEC / FEM / FEQ / FT |
| Computer Science | IC |
| Life Sciences | FEF / IB |
| Physical Sciences | IFGW / IG / IMECC / IQ |
| Social Sciences | IFCH |
| Business and Economics | FCA / IE |
| Education | FE |