O QS World University Rankings é uma das classificações universitárias anuais publicadas pela Quacquarelli Symonds(QS), do Reino Unido. Este rankings é uma das três classificações internacionais de Instituições de Ensino Superior mais influentes e amplamente observadas.
As classificações do QS compreendem tanto tabelas classificativas mundiais quanto regionais, que são independentes e diferentes umas das outras, devido a diferenças nos critérios e ponderações utilizadas para gerá-las.
O QS World University Rankings é publicado desde 2004. Embora os principais indicadores não tenham mudado desde 2005, na edição de 2024 foram introduzidos alguns refinamentos para fornecer resultados ainda mais fortes ano após ano.
Resultado do QS World University Rankings
Resultados QS World Rankings – Indicadores
PUBLICAÇÃO | Weight 2024 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | 2025 |
#UNICAMP | 214a | 233a | 219a | 210a | 220a | 232a | |
OVERALL SCORE | 42.1 | 39.2 | 41.3 | 42.5 | 42.7 | 42.9 | |
Academic Reputation | 30.0% | 67.5 | 62.3 | 65.3 | 68.7 | 70.3 | 71.8 |
Citation per Faculty | 20.0% | 32.7 | 35.6 | 43.4 | 43.2 | 24.9 | 24.3 |
Employment Outcomes | 5.0% | 13.4 | 9.6 | 25.1 | |||
Employer Reputation | 15.0% | 34.5 | 29.6 | 34.3 | 32.7 | 50.1 | 40.3 |
Faculty Student Ratio | 10.0% | 21.1 | 16.5 | 13.0 | 11.6 | 13.0 | 14.7 |
International Faculty Ratio | 5.0% | 9.9 | 8.8 | 2.6 | 8.1 | 11.7 | 10.7 |
International Research Network | 5.0% | 84.1 | 53.7 | 85.4 | |||
Internatina Students Ratio | 5.0% | 4.3 | 3.7 | 3.5 | 3.2 | 2.9 | 2.7 |
Sustainability | 5.0% | 74.8 | 65.9 |
Resultados QS LatAm University Rankings – Indicadores
PUBLICAÇÃO | Weight 2024 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
#UNICAMP | 5ª | 5ª | 7ª | 5ª | 3ª | |
Overall Score | 96,4 | 95,7 | 93,9 | 94,6 | 96,2 | |
Academic Reputation | 30% | 99,9 | 99,9 | 99,9 | 99,8 | 99,8 |
Citation per Paper | 10% | 90,9 | 87,5 | 87,9 | 93,6 | 85,5 |
Employer Reputation | 20% | 88,1 | 81,0 | 78,6 | 78,6 | 83,7 |
Faculty Staff with PhD Ratio | 10% | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 |
Faculty Student Ratio | 10% | 46,3 | 39,1 | 33,9 | 30,7 | 39,6 |
International Research Network | 10% | 99,3 | 99,5 | 99,9 | 99,9 | 99,9 |
Paper per Faculty | 5% | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 |
Webometrics Web Impact | 5% | 100,0 | 100,0 | 99,6 | 99,8 | 99,9 |
Resultado do QS World University Rankings by Subject – Completo
Metodologia
As universidades continuam a ser avaliadas de acordo com as seguintes seis métricas:
Indicator | Elaboration | Weight |
Academic peer review | Based on an internal global academic survey | 40% |
Faculty/Student ratio | A measurement of teaching commitment | 20% |
Citations per faculty | A measurement of research impact | 20% |
Employer reputation | Based on a survey on graduate employers | 10% |
International student ratio | A measurement of the diversity of the student community | 5% |
International staff ratio | A measurement of the diversity of the academic staff | 5% |
Total | 100% |
- Academic reputation (40%) – a maior ponderação de qualquer métrica é atribuída à pontuação de Reputação Acadêmica de uma instituição. Com base em nossa Academic reputation, ela reúne as opiniões de especialistas de mais de 80.000 pessoas no espaço de ensino superior em relação à qualidade do ensino e da pesquisa nas universidades do mundo.
- Employer reputation (10%) – os estudantes continuarão a perceber que a educação universitária é um meio pelo qual podem receber preparação valiosa para o mercado de trabalho. Segue-se que avaliar como instituições bem-sucedidas estão provendo a preparação é essencial para um ranking cujo público principal é a comunidade estudantil global. Nossa métrica Employer reputation baseia-se em mais de 40.000 respostas à nossa Pesquisa de Empregadores da QS, que solicita aos empregadores que identifiquem as instituições de onde obtêm os graduados mais competentes, inovadores e eficazes. A Pesquisa de Empregadores da QS também é a maior do mundo desse tipo.
- Faculty/Student Ratio (20%) – a qualidade de ensino é normalmente citada pelos alunos como a métrica de maior importância para eles quando se comparam instituições usando um ranking. É notoriamente difícil de medir, mas determinamos que medir as proporções professor / aluno é a medida mais eficaz para o ensino de qualidade. Ele avalia até que ponto as instituições são capazes de fornecer aos alunos acesso significativo a professores e tutores, e reconhece que um grande número de membros do corpo docente por aluno reduzirá a carga de ensino de cada acadêmico individualmente.
- Citations per faculty (20%) – o ensino é um dos principais pilares da missão de uma instituição. Outro é o resultado da pesquisa. Medimos a qualidade da pesquisa institucional usando nossa métrica Citations per Faculty. Para calcular, o número total de citações recebidas por todos os trabalhos produzidos por uma instituição em um período de cinco anos pelo número de docentes dessa instituição. Para dar conta do fato de que diferentes campos têm culturas editoriais muito diferentes – os artigos referentes às Ciências da Vida são responsáveis por quase metade de todas as citações de pesquisa de 2015 – nós normalizamos as citações. Isso significa que uma citação recebida por um artigo em Filosofia é medida de maneira diferente de uma recebida por um artigo sobre Anatomia e Fisiologia, garantindo que, ao avaliar o verdadeiro impacto da pesquisa de uma instituição, ambas as citações recebam o mesmo peso. Usamos uma janela de publicação de cinco anos para artigos, então, para esta edição de 2019, analisamos artigos publicados de 2012 a 2016. Em seguida, analisamos uma janela de citações de seis anos; refletindo o fato de que leva tempo para que a pesquisa seja efetivamente disseminada. Nesta edição, procuramos citações de 2012-2017. Todos os dados de citações são obtidos usando o banco de dados Scopus da Elsevier, o maior repositório mundial de dados de periódicos acadêmicos.
- International faculty ratio (5%) / International student ratio (5%) – uma universidade altamente internacional adquire e confere uma série de vantagens. Demonstra a capacidade de atrair professores e alunos de todo o mundo, o que, por sua vez, sugere que ela possui uma marca internacional forte. Implica uma perspectiva altamente global: essencialmente para instituições que operam em um setor de ensino superior internacionalizado. Também oferece tanto aos estudantes quanto aos funcionários um ambiente multinacional, facilitando o intercâmbio de melhores práticas e crenças. Ao fazê-lo, proporciona aos alunos simpatia internacional e consciência global: habilidades sociais cada vez mais valiosas para os empregadores.