Fernando Sarti é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1987, mestrado em Economia pela UNICAMP (1994) com a dissertação: “Evolução das Estruturas de Produção e de Exportação da Indústria Brasileira nos Anos 1980” e doutorado em Economia pela UNICAMP (2001) com a tese “Internacionalização Comercial e Produtiva no Mercosul nos anos 90”. Participante da terceira edição do Cambridge Advanced Programme on Rethinking Development Economics (CAPORDE) na Universidade de Cambridge-Inglaterra em 2004.
Pós-Doutorado no Institut de Recherches Économiques et Sociales (IRES) na França. Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas nos cursos de Economia Internacional e Microeconomia. Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-IE-UNICAMP) e da Rede Mercosul.
Principais áreas de pesquisa: Economia Industrial e Internacional e Finanças Corporativas. Principais temas de pesquisa: concorrência, competitividade, comércio exterior, investimento estrangeiro, acordos de integração, Mercosul, indústria automobilística, política industrial e tecnológica, Tecnologia da Informação, Economia do Turismo e Economia do Saneamento, Financeirização.