A indicação de Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto para ocupar o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Universitário em substituição a Marisa Beppu foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (12). Chico, como é conhecido pela comunidade universitária, é professor do Instituto de Matemática e Ciência da Computação (IMECC). Ao falar sobre a mudança na composição da Administração Central, o reitor Marcelo Knobel fez um agradecimento à Marisa Beppu pela dedicação à Universidade e adiantou que não tem dúvidas de que seu sucessor dará continuidade ao excelente trabalho que vem sendo executado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).
Durante a reunião, Knobel fez um breve balanço dos dois anos de gestão, destacando os resultados obtidos com as medidas voltadas ao equilíbrio financeiro da Unicamp. Segundo o reitor, a situação atual é bem melhor que a identificada no momento da posse, mas ainda requer cuidado. O dirigente lembrou aos conselheiros que o fraco desempenho da economia brasileira impediu a completa estabilização financeira da Universidade. “Para os senhores terem uma ideia, os atuais repasses do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] estão no mesmo patamar que em 2008, com a diferença que naquela época a nossa folha de pagamento com os aposentados representava 17,5% do orçamento, e hoje representa 35%”, comparou.
Muitos dos avanços obtidos no último biênio, ressaltou Knobel, foram alcançados graças à colaboração da professora Marisa e sua equipe. A docente preferiu não falar aos membros do Consu, porque já havia feito isso em oportunidade anterior. [Confira aqui discurso feito por Marisa Beppu em reunião da Câmara de Administração, em fevereiro último]. Já o professor Chico agradeceu a indicação para o cargo, bem como a confiança manifestada pelos integrantes do Conselho. Ele considerou que será um desafio suceder a professora Marisa, e adiantou que não tem a menor pretensão de superá-la. “Pretendo manter os passos dados até aqui”.
O novo pró-reitor afirmou que, por ser a melhor escola de ensino superior da América Latina, a Unicamp tem todas as condições de buscar soluções para diferentes problemas, tanto os relativos às distintas áreas de pesquisas, quanto os que afetam as rotinas da própria instituição. “De minha parte, quero dizer que as portas da PRDU estarão sempre abertas para recepcionar, com muito respeito, as sugestões e demandas dos senhores”, concluiu o professor Chico.
Leia o discurso de despedida de Marisa Beppu
Originalmente publicado no Portal Unicamp