A CIDF – Câmara Interna de Desenvolvimento dos Funcionários, subordinada à Câmara de Administração, é responsável por orientar e supervisionar os procedimentos estabelecidos nas Deliberações que tratam da Carreira PAEPE e Processo Avaliatório e, em conjunto com a Diretoria Geral de Recursos Humanos, definir os indicadores de desempenho, pressupostos, critérios, instrumentos e fases da avaliação, acompanhar o processo de implantação de um subsistema de informações necessárias à administração de recursos humanos, indispensável para a formulação e reformulação de políticas e diretrizes gerais.
Propor, periodicamente, subsidiada pela Diretoria Geral de Recursos Humanos, planos de ação para o desenvolvimento técnico e profissional dos servidores, bem como fornecer dados e critérios para a solução de questões referentes a salário e à remuneração.
História
De acordo com a Deliberação CONSU-A-029/2014, a CIDF é um órgão orientativo e consultivo de ações de Recursos Humanos, é composta por diversos membros, incluindo um Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, representantes da Diretoria Geral de Recursos Humanos, do Hospital de Clínicas, das diferentes áreas da Universidade, das carreiras de servidores não docentes, da Reitoria, bem como um representante dos servidores não docentes no Conselho Universitário.
A CIDF exerce competências importantes, como a emissão de pareceres sobre solicitações de designação para funções de representação de servidores técnicos – administrativos, prestação de serviço voluntário, afastamentos para tratar de interesses particulares com prejuízo de vencimentos e demais vantagens, progressão na carreira PAEPE (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), entre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento dos funcionários.
Os pareceres elaborados pela CIDF são encaminhados à CCRH para homologação, sendo que a Câmara de Administração (CAD) é a instância final de recurso para as decisões referentes à Carreira PAEPE.
A CIDF realiza reuniões mensais ordinárias, seguindo um calendário previamente aprovado. Os assuntos a serem discutidos em cada reunião são previamente definidos e incluídos na pauta, que é enviada aos membros com antecedência, garantindo assim uma organização eficiente dos trabalhos.
A criação da CIDF, juntamente com a CCRH, demonstra o compromisso da Universidade Estadual de Campinas em estabelecer uma política de recursos humanos eficiente, participativa e coerente com as necessidades e demandas da comunidade universitária. Através dessas instâncias, busca-se aprimorar a avaliação de desempenho dos servidores, o desenvolvimento profissional, bem como aperfeiçoar as diretrizes e os indicadores de recursos humanos, visando o crescimento institucional da Unicamp.